Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

É possível ter o dinheiro de volta da Telexfree, BBom, entre outras pirâmides financeiras?

há 7 anos

possvel ter dinheiro de volta da Telexfree BBom entre outras pirmides financeiras

A Terceira Turma do Colégio Recursal de Santo Amaro, São Paulo/SP, no julgamento do recurso inominado 0000432-17.2016.8.26.9004, de relatoria da Juiza Dra. Adriana Cristina Paganini Dias Sarti, entendeu que sim.

Conforme a decisão, a conduta da empresa que pratica a pirâmide financeira é ilegal:

"Ilegalidade da conduta da ré, consistente em promessa de enriquecimento feita aos autores, mediante a obtenção de indevida vantagem econômica sobre outrem, numa cadeia eivada de vícios, em que somente os criadores logram a obtenção de lucro em detrimento dos inúmeros aderentes. Aplicação do disposto no artigo 186 do Código Civil. Ato ilícito praticado. Imposição de ressarcimento dos valores pagos".

O julgamento ocorreu no dia 17/02/2017, e vem de encontro com outras ações envolvendo as "empresas" que praticam pirâmide financeira, das quais as mais conhecidas são a Telexfree e BBom.

Neste sentido, inclusive há julgamento de apelação contra a empresa Telexfree:

"AÇÃO DE RESOLUÇÃO DE CONTRATO COM PEDIDO DE DEVOLUÇÃO DOS VALORES PAGOS PELO AUTOR – CASO TELEXFREE – INTERESSE DE AGIR CONFIGURADO - A EXISTÊNCIA DE AÇÃO COLETIVA NÃO INDUZ LITISPENDÊNCIA PARA AS AÇÕES INDIVIDUAIS – APLICAÇÃO DO ART. 104 DO CDC - INADIMPLEMENTO NOTÓRIO DAS OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS PELA RÉ, ANTE O BLOQUEIO DE SEUS BENS E INTERDIÇÃO DE SUAS ATIVIDADES PELO PODER JUDICIÁRIO DO ACRE – CONCLUSÕES DA SENTENÇA PROFERIDA NOS AUTOS DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ACRE EM FACE DA RÉ, APÓS ANÁLISE DE MINUCIOSOS LAUDO PERICIAL, QUE APONTAM PARA A PRÁTICA DE PIRÂMIDE FISCAL, VEDADA PELA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA – CONTRATOS CELEBRADOS PELA RÉ COM OS DIVULGADORES (CASO DO AUTOR DESTA AÇÃO) QUE SERIAM NULOS, EM RAZÃO DA ILICITUDE DO OBJETO – RETORNO DAS PARTES AO ESTADO ANTERIOR À CELEBRAÇÃO DO NEGÓCIO QUE SE IMPÕE, COM A DEVOLUÇÃO DOS VALORES PAGOS PELO AUTOR – SENTENÇA MANTIDA. - Apelação desprovida. (Apelação nº 4001347-83.2013.8.26.0506; Relator (a): Edgard Rosa; Comarca: Ribeirão Preto; Órgão julgador: 27ª Câmara Extraordinária de Direito Privado; Data do julgamento: 03/10/2016; Data de registro: 04/10/2016).

Nota-se que a prática de pirâmide financeira leva a nulidade dos contratos com os"associados"("divulgadores"), tendo em vista a ilicitude do objeto da empresa (prática de pirâmide financeira), devendo as partes retornarem ao estado que se encontravam antes da celebração do contrato, com a devolução de valores.

  • Publicações101
  • Seguidores238
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2834
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-ter-o-dinheiro-de-volta-da-telexfree-bbom-entre-outras-piramides-financeiras/432394579

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 14 anos

STJ aplica, caso a caso, CDC em relações de consumo intermediário

Cavallaro e Michelman, Advogado
Artigoshá 6 anos

Telexfree, a fraude da pirâmide financeira!

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Doutor, a Telexfree possui dinheiro para fazer essa devolução de valores? continuar lendo

Por ora sim, o dinheiro bloqueado pelo Ministério Público tem sido utilizado para a satisfação das execuções. continuar lendo

Como ficou a questão de prazo prescricional para as pessoas afetadas pelo esquema? continuar lendo

O prazo prescricional deverá seguir o quanto estabelecido para enriquecimento sem causa. continuar lendo

Bom dia, gostaria de saber se adiantaria alguma coisa entrar contra a empresa ou o ideal é aguardar a decisão do MP? continuar lendo

Como ficou a questão de prazo prescricional para as pessoas afetadas pelo esquema? continuar lendo