Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Governo de Minas Gerais "pega" valores depositados judicialmente perante o TJMG

Da inconstitucionalidade da Lei que permite o Estado usar dinheiro do povo

há 7 anos

Não é recente a notícia de que o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio de Lei Estadual de nº 21.720, determinou que: "Os depósitos judiciais em dinheiro, tributários e não tributários, realizados em processos vinculados ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG – poderão ser transferidos para conta específica do Poder Executivo, para o custeio da previdência social, o pagamento de precatórios e assistência judiciária e a amortização da dívida com a União".

E, por óbvio, que tal Lei é absurda. Afinal, não estamos em um Estado Comunista, nem em uma ditadura. Como pode o Estado retirar o depósito efetuado judicialmente para alimentos do advogado (honorários sucumbenciais) e da parte que depois de longos anos na justiça ganha, leva, mas não consegue levantar o dinheiro?

Chega a ser ultrajante, os advogados terem que tentar acordo com a parte contrária, mesmo após esgotadas todas as vias recursais para fazer acordo e tentar receber os valores diretamente em sua conta e/ou conta bancária do cliente.

Mas o absurdo não acaba. A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 5353 que tramita perante o STF, teve o pedido liminar deferido para suspender a eficácia da Lei Estadual 21.720 em 28/09/2016. Contudo, os valores retirados das contas judiciais perante o TJMG durante o período de vigência da lei estadual não foram devolvidos, o Banco do Brasil, banco que possui convenio com o Tribunal de Justiça do Estado, está oficiando o Estado de Minas Gerais, mas o retorno não é recebido.

Até quando o povo irá "pagar o pato" pelos endividamentos públicos gerados em razão da "cleptocracia" desenfreada?

  • Publicações101
  • Seguidores238
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações818
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-de-minas-gerais-pega-valores-depositados-judicialmente-perante-o-tjmg/433329343

Informações relacionadas

Sergio Cardoso Júnior, Advogado
Modeloshá 4 anos

(Modelo) Ação para concessão de pensão por morte - dependência econômica dos pais em relação ao filho.

Recurso - TJMG - Ação Indenização por Dano Moral - [Cível] Procedimento Comum Cível - contra Banco do Brasil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)