Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

É possível a internação forçada de pessoa maior de 18 anos e com capacidade civil?

há 7 anos

possvel a internao forada de pessoa maior de 18 anos e com capacidade civil

Nos dias atuais mais e mais pessoas se tornam viciadas em drogas, bebidas alcoólicas e/ou mesmo apresentam transtornos mentais, tornando a permanência dessas pessoas na sociedade um risco para a pessoa que apresenta o problema, para os seus familiares e para a sociedade.

Contudo, sem uma ordem judicial é possível realizar uma intervenção familiar (internação sem ser requerido judicialmente qualquer pedido para tornar a pessoa com determinado transtorno mental, viciado em drogas/bebida alcoólica incapaz)?

A resposta é sim, conforme artigo , Parágrafo único, inciso II da Lei 10.216/2001, a internação involuntária é possível, desde que seja feito um laudo médico detalhando o transtorno mental, ou vício em substâncias tóxicas e a internação seja voluntária (solicitada pela própria pessoa), ou por terceiro (diante da vida social estar impraticável), ou mesmo advenha de uma medida judicial:

“Art. 6º - A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro;

III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça”.

O que é incabível é internar um familiar ou conhecido sem que o mesmo tenha qualquer problema com drogas, álcool e/ou transtornos mentais.

Neste sentido, é pacífica a jurisprudência:

"DIREITO Á SAÚDE. INTERNAÇÃO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICA COMPULSÓRIA. PESSOA MAIOR USUÁRIA DE DROGAS. OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA DO PODER PÚBLICO DE FORNECÊ-LA. CONDUÇÃO FORÇADA PARA AVALIAÇÃO. 1. Tratando-se de pessoa agressiva e violenta e, ao que tudo indica, dependente químico, é cabível pedir aos entes públicos a sua avaliação e, caso constatada a necessidade, a internação compulsória e o fornecimento do tratamento adequado, a fim de assegurar-lhe o direito à saúde e à vida. 2. É cabível o pleito de internação psiquiátrica compulsória, com determinação de uso de força policial caso necessário, quando o dependente químico se nega a se submeter ao tratamento médico. 3. Os entes públicos têm o dever de fornecer gratuitamente o tratamento de pessoa cuja família não tem condições de custear. 4. Há exigência de atuação integrada do poder público como um todo, isto é, União, Estados e Municípios para garantir o direito à saúde. 5. É solidária a responsabilidade dos entes públicos. Inteligência do art. 196 da CF. Recurso provido." (TJRS - Agravo de Instrumento nº 0142767-03.2013.8.21.7000; SÉTIMA CÂMARA CÍVEL; DES. SÉRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES; Data do julgamento: 04/07/2013).

"DIREITO Á SAÚDE. INTERNAÇÃO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICA COMPULSÓRIA. PESSOA MAIOR USUÁRIA DE DROGAS. OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA DO PODER PÚBLICO DE FORNECÊ-LA. CONDUÇÃO FORÇADA PARA AVALIAÇÃO. 1. Tratando-se de pessoa agressiva e violenta e, ao que tudo indica, dependente químico, é cabível pedir aos entes públicos a sua avaliação e, caso constatada a necessidade, a internação compulsória e o fornecimento do tratamento adequado, a fim de assegurar-lhe o direito à saúde e à vida. 2. É cabível o pleito de internação psiquiátrica compulsória, com determinação de uso de força policial caso necessário, quando o dependente químico se nega a se submeter ao tratamento médico. 3. Os entes públicos têm o dever de fornecer gratuitamente o tratamento de pessoa cuja família não tem condições de custear. 4. Há exigência de atuação integrada do poder público como um todo, isto é, União, Estados e Municípios para garantir o direito à saúde. 5. É solidária a responsabilidade dos entes públicos. Inteligência do art. 196 da CF. Recurso provido em parte." (TJRS - Agravo de Instrumento nº 0270462-37.2013.8.21.7000; SÉTIMA CÂMARA CÍVEL; DES. SÉRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES; Data do julgamento: 09/07/2013).

Como é cediço, a clínica de internação, ou mesmo o centro público de atendimento em que ocorrer a internação deve fornecer aos familiares da pessoa com transtornos mentais, viciados em drogas/álcool um documento com um laudo dos médicos para que a manutenção da internação ocorra em período adequado para o tratamento, ao menos até o internado ter condições de retornar ao convívio a sociedade, e, também, para que os familiares possam vir a tomar as medidas judiciais necessárias para resguardar os bens materiais do internado, e tomar as devidas providências para cuidar desse para que seja mantida a sua saúde e a sua vida.

  • Publicações101
  • Seguidores238
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações61583
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-a-internacao-forcada-de-pessoa-maior-de-18-anos-e-com-capacidade-civil/434949734

Informações relacionadas

A Lei a Internação Compulsória

Lucas F. D. Labronici, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Petição Internação Compulsória

Vanessa André de Paiva, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Medida Protetiva Para Internação Involuntária

Cesar Augusto Machado, Advogado
Artigoshá 2 anos

Possibilidade de habeas corpus contra internação involuntária em clínica de recuperação ou asilo

[Modelo] Ação Previdenciária de Aposentadoria Por Tempo de Contribuição do Regime Geral de Previdencia Social

29 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito boa a intervenção. Convém acrescentar como colaboração o seguinte: Não há mais maiores absolutamente incapazes (que nao sejam índios não aculturados que tem lei própria e dependem do laudo da FUNAI) no direito brasileiro desde o Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência que entrou em vigor em 2016 e alterou dispositivos da parte geral do Código Civil. Mesmo que a pessoa esteja em surto violento ou que não seja capaz de compreender o que ocorre à sua volta, ainda assim não será absolutamente incapaz - poderá ser relativamente capaz, o mesmo se dá com toxicomanos e dependentes de bebidas alcóolicas. Há necessidade de se estabelecer se será colocada em regime de curatela ou se bastará o instituto da tomada de decisão apoiada (artigo 1783 A CC). Ainda mais há para ser dito. Essas internações compulsórias já eram previstas na Lei de 1926 - a Lei dos Loucos de todo o gênero, em verdade um Decreto que permitia internação até de pobres mendigos (incrível havia lei com esse nome no país ao tempo do Código Civil de 1.916) e foram agora reguladas pressupondo que haverá um bem maior para o indivíduo que, por si só, não consegue se manter sem colocar-se em risco ou colocar outrem em risco (observe-se não se cuida de providências automáticas mas deve-se aplicar técnicas de ponderação com juízos de razoabilidade e proporcionalidade como apontam autores como Norberto Bobbio e Celso Lafer - este último com base em trabalhos de Hannah Arendt). Se não houver evidências de que a internação contra a vontade não surtirá efeitos, não será a mesma viável. Em última análise caberia até mesmo habeas corpus em favor do internado, mesmo a instituição não sendo pública. Somos do ramo do direito de modo que dependemos de conhecimentos técnicos interdisciplinares para avaliar a questão e o que observo atualmente é uma tendência forte entre médicos, psiquiatras e psicólogos seja no sentido de evitar-se internações desnecessárias, havendo que defenda uma luta antimanicominial. Em última ratio a família deve colaborar com este individuo prestando-lhe o apoio necessário e os acompanhamentos técnicos que se fizerem adequados e somente quando não houver outro caminho se buscar a internação. continuar lendo

Em última ratio a família deve colaborar com este individuo prestando-lhe o apoio necessário e os acompanhamentos técnicos que se fizerem adequados e somente quando não houver outro caminho se buscar a internação.

O problema está aí, quando a família já não consegue sozinha ajudar e o sistema não colabora. Onde uma pessoa com disturbios mentais consegue adoecer toda uma família que lhe apoia, mas que já não sabe como agir, tem a saúde física e mental comprometidas.

Como proceder nesses casos? continuar lendo

Prezada Nilsi, boa noite. Eis a questão da judicialização das políticas públicas. Tudo aquilo que a pessoa com deficiência não conseguir por si ou por sua família, por conta de limitações materiais, pode ser objeto de uma ação de obrigação de fazer contra o Estado lato sensu. continuar lendo

Nilsi Rodrigues, eu passo pela mesma situação, tenho um irmão com problemas mentais, ele grita o dia inteiro em casa, grito de adulto, minha casa parece um hospício, minha mãe já não tem idade pra aguentar, eu desenvolvi crises de ansiedade por conta disso. A gente dá as medicações que os psiquiatras passam mas não é o suficiente. Ele grita desde a hora que acorda até o final do dia quando vai dormir. Está deixando todos de casa malucos. O que fazer ? Não conseguimos ter uma vida. Não é justo uma pessoa com problemas comprometer as outras. Não temos mais estruturas psicológicas para ligar com isso. É agoniante, triste, desesperador... continuar lendo

Consultei um advogado a respeito, o mesmo me disse que esse processo demora, que eu preciso interditar o meu filho primeiro, e enquanto não sai a interdição tenho que ficar com ele em casa e sou responsável pelos seus atos. Ele não é incapaz, mais sob efeito de droga, perde totalmente a noção da realidade.
Se realmente funciona dessa forma, fica impossível, pois ele fica extremamente violento e agressivo quando falo no assunto médico, tratamento. Me sinto de mãos atadas. continuar lendo

E quando a pessoa não tem laudo médico da enfermidade, oque fazer com as pessoas com transtorno mental. (Suspeita de esquizofrenia/Bipolar)
Não adianta agendar consulta médica pq elas geralmente não vão e dizem ainda que: "não sou louco" =D
Tenso!! continuar lendo

Olá, boa noite!

Neste caso específico entendo haver a necessidade de pedido judicial visando a internação compulsória!!! continuar lendo

Infelizmente a Lei que deveria proteger o doente mental e família não funciona, acabaram com os hospitais psiquiátricos. Quando o doente surta e precisa ser conduzido a estes locais, são medicados, ficam no máximo um ou dois dias, e são devolvidos para família. Os poucos estabelecimentos públicos que existem, não possuem condições dignas de receber os doentes, eis que, nem camas suficientes possuem para acomoda-los. Já estive, em um CERSAM, levando uma parente que é portadora de sofrimento mental, e fiquei assustada com as condições do local, havia pessoas dormindo no chão, sem nem ao menos um colchonete. Que tal o Ministério Público fazer uma fiscalização de surpresa nestes locais? continuar lendo