Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Pode o magistrado arbitrar multa em face da Fazenda Pública para garantir a efetividade da tutela de urgência em ação com pedido para fornecimento de medicamentos?

há 7 anos

Pode o magistrado arbitrar multa em face da Fazenda Pblica para garantir a efetividade da tutela de urgncia em ao com pedido para fornecimento de medicamentos

SIM! Pode o magistrado arbitrar multa em face da Fazenda Pública para garantir a efetividade da tutela de urgência em ação com pedido para fornecimento de medicamentos.


Em Recurso Repetitivo, REsp 1.474.665/RS, de Relatoria do Ministro Benedito Gonçalves, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça no dia 26/04/2017 admitiu a possibilidade do magistrado arbitrar multa a Fazenda Pública para garantia do cumprimento da medida de urgência em ação com pedido para fornecimento de medicamentos.


No processo em debate, a Autora requereu que a Fazenda Pública do Estado do Rio Grande do Sul fosse condenada a fornecer o medicamento para tratamento de glaucoma, restando deferida o pedido e sendo arbitrado pelo Nobre Julgador de 1ª Instância multa diária de meio salário mínimo. Contudo, o Tribunal de Justiça Rio Grandense excluiu a imposição de multa. No julgamento do Recurso Especial interposto pela Autora, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça retomou o entendimento proferido pelo Nobre Magistrado de 1ª Instância, porém, fixou multa mensal de um salário mínimo para descumprimento na obrigação de fornecer medicamento.


Ressalta-se, que o julgamento de Recurso Repetitivo se aplica para os processos ainda em trâmite perante a Primeira e Segunda Instância, servindo de orientação aos magistrados e desembargadores, conforme regra do artigo 927, do Código de Processo Civil, inclusive, aos próprios Ministros do Superior Tribunal de Justiça, conforme artigo 121-A do Regimento Interno do STJ.

  • Publicações101
  • Seguidores238
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações228
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pode-o-magistrado-arbitrar-multa-em-face-da-fazenda-publica-para-garantir-a-efetividade-da-tutela-de-urgencia-em-acao-com-pedido-para-fornecimento-de-medicamentos/455963577

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)